Como a IA ajuda no atendimento da sua empresa

IA ajuda no atendimento da sua empresa

À medida que avançamos em direção a um mundo digital, a relação entre empresas e clientes vem mudando nos últimos anos. Com as expectativas dos clientes mais altas do que nunca, as empresas precisam encontrar novas maneiras de interagir com eles e melhorar a eficiência e a qualidade de seus processos e serviços.

É nesse contexto que várias organizações estão começando a embarcar no trem de IA para aprimorar seu atendimento ao cliente com experiências mais inteligentes e automação de processos.

A inteligência artificial não só pode ajudar as empresas a acelerar o desenvolvimento de aplicativos, mas também permite que os usuários finais interajam com os aplicativos com maior facilidade. Vou deixar todo o desenvolvimento assistido por IA para outra hora.

 Neste artigo, vamos nos concentrar em por que tantas empresas investem em soluções inteligentes e nos usos mais comuns de IA no atendimento ao cliente.

Por que investir em IA: oportunidades e desafios

Já se foram os tempos em que a inteligência artificial era vista como a vilã e a condenação da humanidade, mas sejamos honestos, ninguém assistiria ao Terminator se o T-800 se parecesse com a Siri, certo? 

IA ajuda no atendimento da sua empresa

Embora a pandemia COVID-19 tenha desacelerado o investimento neste tipo de tecnologia, apenas 16% das empresas inquiridas suspenderam temporariamente as suas iniciativas de IA e 7% as diminuíram, enquanto 30% aumentaram o seu investimento. 

A razão para isso são os benefícios verificados associados à IA, que incluem:

  • Maior satisfação do usuário: de acordo com um estudo da Aberdeen e da IBM, 33% dos usuários têm maior probabilidade de aumentar sua satisfação devido às experiências personalizadas oferecidas pela IA.
  • Aquisição de clientes: empresas que investiram em IA têm três vezes mais chances de adquirir novos clientes.
  • Retenção de clientes: as empresas que adotaram a IA têm 2,5 vezes mais probabilidade de melhorar a retenção de clientes.         

Como resultado, as empresas que investem em IA são capazes de aumentar suas receitas e vendas enquanto economizam muito dinheiro em tarefas operacionais e mundanas, graças à automação fornecida por soluções inteligentes.

No entanto, apenas uma em cada dez empresas conseguiu levar a IA para produção . As empresas menores lutam para adotá-lo, enquanto as maiores, com equipes e ferramentas dedicadas, só o usam nos projetos mais estratégicos. Por que é que? A resposta geralmente está em pelo menos um dos seguintes culpados: 

Falta de talento: é difícil adquirir e reter desenvolvedores de IA e cientistas de dados experientes e bem informados.

Acesso aos dados: a maioria das empresas não têm acesso a dados de qualidade e centralizados que os aplicativos incorporados à IA possam usar e aprender.

Saiba o que fazer: a maioria das organizações não sabe como fazer, o que fazer e como iniciar uma iniciativa de IA de maneira eficaz. 

Casos de uso de IA para melhorar seu atendimento ao cliente   

Agora, se você está procurando investir em soluções de inteligência artificial, mas não sabe por onde começar, vamos dar uma olhada em alguns dos casos de uso mais comuns em que as organizações estão usando IA para melhorar o atendimento ao cliente, entregando, ao mesmo tempo, envolvente e modernos formulários.

Chatbots

Os softwares de chatbot populares incluem Drift e Intercom, mas, hoje em dia, as plataformas de desenvolvimento de aplicativos modernos também oferecem as ferramentas para criar rapidamente seus próprios serviços de chatbot totalmente personalizados para suas necessidades de negócios.

Análise da linguagem

As ferramentas de análise de linguagem permitem que os colaboradores extraiam informações importantes do feedback do cliente e, com base nisso, adaptem sua comunicação.

IA ajuda no atendimento da sua empresa

A análise de idioma é um grande trunfo para melhorar sua experiência no call center. Com ele, seus agentes podem detectar se o cliente com quem estão conversando está feliz ou infeliz e ajustar o tom e as ações de acordo.

O risco de conduta está na mente tanto das empresas quanto dos reguladores. No entanto, identificá-lo costuma ser um processo demorado, conduzido por seleção aleatória.

Para empresas de serviços financeiros, geralmente envolve a revisão de volumes significativos de interações com o cliente a um custo considerável. 

Automação de uma decisão de aprovação, análise de risco ou resultado comercial, 

Classifique tíquetes para suporte de triagem, atribuindo à equipe certa, recomendando uma solução.

Preveja descontos em vendas, demanda de produto, demanda de suporte ao cliente e estoque disponível.

Leve o seu atendimento ao cliente para o próximo nível!

Os clientes hoje estão mais exigentes do que nunca. Eles esperam experiências suaves e sem esforço que rivalizem com a melhor experiência que já tiveram. E a inteligência artificial pode desempenhar um papel crucial nessa equação, melhorando a eficiência e, deixe-me acrescentar, a frieza de seus processos e serviços fornecidos.