As melhores profissões para quem tem TDAH

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) atinge dois milhões de brasileiros. Caso você tenha suspeita de ter TDAH, faça um teste TDAH adulto online. Dessa forma, dependendo do resultado, você poderá procurar um especialista o mais rápido possível e começar seu tratamento.

Um adulto com TDAH tem sintomas um pouco diferentes de crianças portadoras do transtorno. Confira alguns sintomas que podem dificultar a vida de um adulto com TDAH:

1. A pessoa é distraída facilmente por estímulos externos ou pensamentos aleatórios;

2. Ela toma decisões de forma impulsiva;

3. Existe uma dificuldade para parar atividades;

4. A pessoa começa projetos sem ouvir ou ler todas as instruções;

5. Há uma falha em comparecer aos compromissos;

6. Existe um problema para realizar tarefas na ordem adequada;

7. Na direção do carro, a pessoa conduz o veículo muito rápido;

8. A pessoa tem dificuldades de se envolver em atividades calmas;

9. É difícil para a pessoa manter a atenção;

10. Existe dificuldade para organizar tarefas e atividades.  

Por todos os sintomas e entraves que um portador de TDAH acarreta, é difícil se manter no mesmo emprego por um longo período. Além disso, existe a impulsividade, que pode culminar em um pedido de demissão sem motivo aparente.

Por isso, conheça uma lista das melhores profissões para quem tem TDAH.

1.     Trabalhos agitados

Um trabalho agitado pode ser ideal para você que tem TDAH. Caso seus sintomas incluam mais características hiperativas, você pode escolher entre variadas carreiras como:

  • Vendas;
  • Aviação;
  • Técnico de emergências médicas;
  • Engenharia;
  • Entretenimento;
  • Educação;
  • Política;
  • Televisão;
  • Marketing.

Vale a pena pesquisar por cargos e profissões promissores dentre essas áreas para conseguir um emprego em que sua agitação só vai agregar valor ao seu trabalho, em vez de atrapalhar.

2.     Trabalhos criativos

Adultos com TDAH possuem tendência criativa. Por isso, uma profissão que exige criatividade é uma boa opção. Você pode conseguir manter mais o foco nesse tipo de trabalho, além da possibilidade de criar coisas novas e trabalhar com a mão, o que diminui o estresse e a ansiedade. Além disso, tais cargos permitem que você trabalhe com supervisão mínima, o que também é menos estressante. Confira algumas áreas em que você pode trabalhar:

  • Mecânica;
  • Construção;
  • Design de interiores;
  • Editoração eletrônica;
  • Produção de filmes.

3 – Teste de carreira

Talvez uma opção para você que está em dúvida seja fazer um teste vocacional com um psicólogo. Um teste vocacional vai medir seus interesses, suas aptidões, sua personalidade, além de avaliar habilidades, percepção, raciocínio e memória.

Para isso, você vai passar por entrevistas pessoais, testes de personalidade, também de inteligência e avaliações de aptidão profissional.  Dessa forma, será possível indicar algumas possíveis carreiras para você, com base em tudo que você tem de melhor para oferecer.

4 – Qualquer carreira

Embora não seja fácil lidar com TDAH em algumas situações, nada impede você de ter um emprego dos sonhos. Você pode optar por escolher um emprego focado em seus interesses e habilidades. Você tem mais chance de manter o foco se escolher um local de trabalho de preferência.

Com acompanhamento médico, psicoterapia e alguns hábitos de vida para atenuar os sintomas do TDAH, não há nada que impossibilite você de ter uma carreira que aprecie.