Benefícios da automação para as empresas

automação para as empresas

Neste artigo, veremos o que significa automação de processos, quais tipos de soluções de automação estão disponíveis, os benefícios da adoção da automação e por que ela é tão importante para o futuro de todos os negócios.

A automação dos processos de negócios não é mais apenas um luxo para empresas maiores, mas está rapidamente se tornando um elemento essencial necessário para empresas de todos os tamanhos garantirem o sucesso contínuo.

Neste artigo, veremos o que significa automação de processos, quais tipos de soluções de automação estão disponíveis, os benefícios da adoção da automação e por que ela é tão importante para o futuro de todos os negócios.

O que é automação?

Se você pegar seu dicionário, encontrará automação definida como uma técnica, método ou sistema de operar ou controlar um processo por meios altamente automáticos, como por dispositivos eletrônicos, reduzindo ao mínimo a intervenção humana.

automação para as empresas

Essa definição talvez seja um pouco confusa e prolixa, então o que queremos dizer quando falamos sobre automação? Uma definição mais simples, e como a vemos, seria o uso de aplicativos de software para automatizar os processos de negócios, para que os funcionários não precisem.

Ao substituir esses processos, geralmente trabalhosos, os processos por software de automação trazem muitas vantagens, como custos reduzidos, maior eficiência e economia de tempo,  veremos os benefícios mais adiante.

Existem muitas soluções de automação diferentes disponíveis, então vamos dar uma olhada nos diferentes tipos.

Tipos de automação de processos

O que é Automação de Processos de Negócios?

A Automação de Processos de Negócios, frequentemente chamada de BPA, é o uso de aplicativos para executar tarefas recorrentes, substituindo o esforço manual. O BPA está mais focado em todo o negócio, automatizando um fluxo de trabalho em toda a organização, em vez de tarefas individuais.

O que é automação de processos robóticos?

RPA é o uso de ‘robôs’ de software para automatizar atividades humanas que são manuais, baseadas em regras e repetitivas.

Os benefícios da automação

Independentemente do tipo de solução de automação que você escolher, há muitos benefícios comuns.

  • Maior eficiência operacional 
  • Automação reduz tempo, esforço e custo, enquanto reduz erros manuais, dando ao seu negócio mais tempo para se concentrar em seus objetivos principais.
  • Economia de tempo
  • Tarefas repetitivas podem ser concluídas mais rapidamente.
  • Melhor qualidade e consistência
  • Os processos de automação garantem resultados de alta qualidade, pois cada tarefa é realizada de forma idêntica, sem erro humano.
  • Maior satisfação do funcionário
  • As tarefas manuais são enfadonhas e trabalhosas. 
  • A automação permite que seus funcionários trabalhem em atividades mais envolventes e, assim, aumenta a satisfação.
  • Maior satisfação do cliente
  • Funcionários mais felizes, processamento mais rápido e economia de tempo permitem que suas equipes se concentrem em fornecer um melhor atendimento ao cliente, o que ajuda a aumentar a satisfação do cliente.

O papel da automação comercial na transformação digital

automação para as empresas

Transformação digital é uma frase que as empresas vêm falando há muito tempo, com muitas empresas reconhecendo os benefícios que a digitalização traz, mas tiveram problemas para manter o ímpeto na implantação de soluções. O principal problema sempre foi o custo envolvido no desenvolvimento de software, que muitas vezes é feito sob medida para cada organização.

A pandemia Covid-19 de 2020 fez com que mais e mais empresas se comprometeram a acelerar seus planos de transformação digital. Isso se deve em grande parte ao fato de que as empresas precisarão se tornar mais eficientes para manter o crescimento e, em alguns casos, sobreviver.

A adoção da automação nessas organizações é vital para reduzir custos, aumentar a eficiência e melhorar a satisfação do cliente e do funcionário. A automatização de processos manuais, que geralmente são baseados em papel, ajuda os líderes de negócios a garantir que suas metas de transformação digital sejam atendidas, mas como eles agora contornam as barreiras, como custo e velocidade de implantação?

Resumo

A automação, seja qual for o sabor que você escolher, oferece tantos benefícios e com as economias em dificuldades, após a recente pandemia de Covid-19, é realmente um caso de ‘sobrevivência do mais apto’.

As empresas que saíram por cima foram aquelas que se adaptaram às mudanças, tornando-se mais ágeis, econômicas e oferecendo melhor satisfação aos clientes e funcionários. Tudo isso pode ser resolvido com a adoção de sistemas de automação desenvolvidos em plataformas Low-Code.