Como gerenciar melhor sua empresa utilizando aplicativos

gerenciar melhor sua empresa utilizando aplicativos

O software de TI é um divisor de águas que impulsiona o crescimento dos negócios em todo o mundo. Ele abre oportunidades e novos fluxos de receita, transforma a experiência do usuário final e prepara as empresas para formas inovadoras de alcançar e expandir sua base de mercado. A demanda global e o uso de aplicativos devem crescer mais nos próximos anos.

O desenvolvimento e o gerenciamento de aplicativos têm se tornado cada vez mais uma estratégia essencial para melhorar os resultados de negócios e agregar valor ao seu serviço  e, em última análise, ficar à frente da concorrência.

Vamos dar uma olhada em alguns conceitos e estratégias principais no gerenciamento de aplicativos de negócios.

O que é desenvolvimento de aplicativos?

O desenvolvimento de aplicativos é a primeira parte do ciclo de vida do software. Envolve planejamento, design, construção, teste e implantação de um aplicativo. As soluções de TI são projetadas para vários fins, como impulsionar a inovação, automatizar processos ou processos de negócios ou abordar certos desafios de negócios.

Considerando a singularidade de cada negócio, muitas organizações procuram o desenvolvimento de software personalizado para criar aplicativos adequados às suas necessidades de negócios individuais. As soluções personalizadas são projetadas para serem escaláveis, facilmente gerenciáveis ​​e seguras.

gerenciar melhor sua empresa utilizando aplicativos

Em um mercado altamente competitivo, é fundamental estar à frente e implantar uma nova abordagem para o desenvolvimento de software e projetos de software rapidamente. Mas esta não é uma tarefa fácil, especialmente com a escassez de profissionais de TI qualificados. A maioria das empresas terceiriza o desenvolvimento de software para reduzir o tempo de produção e cortar custos.

O que é gerenciamento de aplicativos?

As expectativas dos clientes e as necessidades de negócios estão em constante evolução. O gerenciamento de aplicativos é responsável por gerenciar e dar suporte ao software de TI durante todo o seu ciclo de vida.

Para que o aplicativo permaneça relevante, eficaz e competitivo, a manutenção e o gerenciamento adequados são essenciais. Isso envolve a implementação de novas estratégias, atualização do software e diagnóstico e resolução de falhas técnicas. As organizações devem investir no aprimoramento constante de suas soluções de TI.

Um equívoco comum sobre o gerenciamento de aplicativos é que se trata de solucionar problemas de defeitos. É mais do que isso. Além dessa tarefa primordial, também envolve explorar áreas de melhoria, dar suporte a atualizações contínuas de aplicativos, manter aplicativos operacionais e decidir quando a modernização é necessária.

Gerenciar e manter os aplicativos funcionando sem problemas e, ao mesmo tempo, atender às necessidades diárias dos usuários pode ser caro e demorado. No entanto, o software pode se tornar obsoleto com o tempo e mantê-lo pode ser mais caro. Nesses casos, o software precisará ser modernizado para permanecer relevante e útil.

O que é modernização de aplicativos?

Basicamente, a modernização de aplicativos envolve a atualização do sistema de TI, dando-lhe novas e modernas funcionalidades e recursos para melhor se alinhar às necessidades do seu negócio ou do usuário final. Ele aborda três pontos problemáticos em aplicativos antigos, particularmente infraestrutura obsoleta, aplicativos legados e falta de agilidade.

Muitas empresas ainda administram uma infraestrutura legada com uma década. Mas, uma vez que os dados de negócios e os processos principais tornaram-se dependentes dele, substituir todo o sistema pode não ser prático ou fácil.

Da mesma forma, muitas empresas ainda usam aplicativos legados que automatizam funções excessivamente complicadas, como orçamento, faturamento, aprovações, processamento de pedidos, etc. A modernização de aplicativos legados visa modernizar o sistema sem prejudicar a produtividade e evitando interrupções.

Um grande problema com a infraestrutura obsoleta e os aplicativos legados é a falta de agilidade. Os usuários perdem muito tempo realizando tarefas administrativas como a transferência de dados de um sistema para outro, gastando tempo procurando dados ausentes em sistemas diferentes e realizando aprovações em várias plataformas.

Essas infraestruturas de TI obsoletas são caras para manter e deixam pouco espaço para inovações futuras. Usar esses sistemas antigos pode esgotar os recursos da empresa – a modernização de aplicativos pode obstruir o dreno financeiro.

Quais são as melhores estratégias para gerenciar e manter seu aplicativo de negócios?

Gerenciar aplicativos de negócios nem sempre é fácil. No entanto, existem estratégias que você pode implementar para manter o software corporativo.

Trabalhe com um parceiro experiente

Crucial no desenvolvimento e gerenciamento de seu aplicativo é sua equipe de tecnologia. Procure profissionais de TI com experiência. Se terceirizar sua manutenção de TI, escolha um parceiro comunicativo, confiável e experiente para suas necessidades contínuas de suporte.

Invista em treinamento

A tecnologia está em constante evolução. Investir no desenvolvimento da equipe é importante para manter sua equipe de TI bem versada nas tecnologias mais recentes, especialmente em atualizações de aplicativos existentes ou novos aplicativos. Ao treinar sua equipe, eles podem entregar os melhores resultados.

Melhore a colaboração

Para gerenciar sua tecnologia de maneira eficaz, você precisa garantir que toda a equipe esteja em uníssono. Documentar sua estratégia e distribuí-la para todos os colaboradores pode manter as partes envolvidas na mesma página.

gerenciar melhor sua empresa utilizando aplicativos

A colaboração também abre mais insights sobre como gerenciar seu aplicativo.

Garanta a conformidade

A conformidade com as melhores práticas, padrões e regulamentos mantém seus aplicativos protegidos e protegidos. Também evita penalidades caras devido ao não cumprimento de políticas.

Priorize a segurança

A segurança é uma parte vital do gerenciamento de seu aplicativo de negócios. Os cibercriminosos e hackers estão sempre em busca de vítimas, e os aplicativos de negócios são um alvo valioso. Portanto, é importante que as empresas invistam no reforço de sua segurança.

Vigilância e atualização contínua

Manter seu aplicativo de negócios em excelente forma requer vigilância contínua para bugs e falhas. Mas, além de bugs operacionais, sua equipe de TI também deve explorar tecnologias novas e futuras que podem ser implementadas para melhorar seu aplicativo.

Para tirar o máximo proveito de seu aplicativo de negócios em todo o seu ciclo de vida (do desenvolvimento à modernização), o gerenciamento rigoroso de aplicativos é fundamental. As estratégias discutidas acima podem ajudar a garantir que seus aplicativos de negócios mantenham a funcionalidade e relevância.