Aplicativo para empresa vale a pena?

Aplicativo para empresa vale a pena?

Os aplicativos móveis representam um mercado em expansão, que oferece oportunidades exclusivas de marketing. Também foi demonstrado que eles aumentam a lealdade do cliente e o reconhecimento da marca.

No entanto, com tantos aplicativos diferentes no mercado agora, como os proprietários de negócios podem ter certeza de que seus aplicativos lhes trariam benefícios reais?

Para responder a essa pergunta, os proprietários de negócios primeiro precisam aprender mais sobre o mercado de aplicativos de negócios, além de compreender os benefícios práticos que os aplicativos de negócios podem trazer.

O que são aplicativos para negócios móveis?

Historicamente, os aplicativos de negócios em grande escala foram desenvolvidos apenas por corporações multinacionais, no entanto, após a idade das startups, isso deixou de ser o caso. 

Os aplicativos são uma ferramenta cada vez mais popular usada por pequenas empresas, estudos descobriram que 42% das empresas têm seu próprio aplicativo e outros 30% estão anunciando planos de construir um no futuro.

Os mesmos estudos também relatam que, desses aplicativos para pequenas empresas, 55% pertencem à geração do milênio, e apenas 13% pertencem a baby boomers.

O mercado de aplicativos para smartphones e tablets deve continuar crescendo exponencialmente, com previsão de atingir  bilhões até 2026, colocando o CAGR em 18,2% de 2019 a 2026, e por um bom motivo.

Quais são os benefícios que os aplicativos oferecem?

Aplicativo para empresa vale a pena?

Os aplicativos de negócios podem beneficiar as empresas de várias maneiras diferentes, o aumento das vendas até o crescimento da base de clientes e aumento da fidelidade à marca.

Construa uma base de clientes leais

Estabelecer um programa de fidelidade no aplicativo funciona para incentivar o download inicial e o uso repetido. Os aplicativos são um dos melhores formatos para a criação de um programa de fidelidade interativo.

Dê uma olhada no sistema de pontuação de cinco estrelas em uma rede de cafeteria como um estudo de caso: ele recompensa os clientes com um café grátis assim que compram cinco, digitalizando um esquema de recompensas existente. Como alternativa, uma empresa pode oferecer vendas apenas de aplicativos.

Não apenas 84% das pessoas relatam recompra de marcas que oferecem programas de fidelidade, mas 66% dos clientes também acreditam que a capacidade de ganhar recompensas na verdade muda seus hábitos de consumo.

Publicidade com boa relação custo-benefício

Depois que o cliente faz o download de um aplicativo, isso resulta, em média, em um aumento de 24% no dinheiro gasto em compras.

O motivo disso? É tudo uma questão de facilidade e simplicidade; ver o aplicativo em um telefone motiva a pessoa a usá-lo. Isso não só resulta em maior interação, mas também em maior consciência da marca.

Os aplicativos ocupam um espaço valioso em dispositivos móveis, o que significa que os consumidores já formam uma aliança com a marca simplesmente instalando e mantendo um aplicativo.

Apps agregam valor ao cliente

Aplicativos fáceis de navegar com layouts esteticamente atraentes aprimoram a experiência de compra do cliente.

Facilidade e simplicidade são vitais para impulsionar as vendas, e um aplicativo pré-baixado leva menos tempo e esforço do que pesquisar online.

Se um aplicativo pode oferecer significativamente menos cliques do que uma compra online (por exemplo, salvando informações de pagamento), isso pode ajudar a diminuir carrinhos de compras abandonados e aumentar a lucratividade da empresa.

Aumento da comunicação

Uma das principais vantagens de um aplicativo em relação a um site é que, se o usuário concedeu permissão ao aplicativo, ele pode enviar alertas de notificação.

Aplicativo para empresa vale a pena?

Isso abre as possibilidades de comunicação rápida com o atendimento ao cliente e informando os clientes em potencial sobre promoções.

Decidindo se uma empresa precisa de um aplicativo

Embora seja claro que os aplicativos podem oferecer inúmeros benefícios às empresas, um aplicativo não é necessariamente o certo para todas as empresas. Os pontos abaixo devem ajudar as empresas a decidir se um aplicativo é adequado para elas.

Quem são os clientes?

Pensar no público-alvo é uma etapa vital para garantir que qualquer investimento em um aplicativo valha a pena.

Por exemplo, estudos descobriram que a faixa etária de 18 a 35 anos prefere aplicativos móveis a sites. Na verdade, 65% dos millennials geralmente estão entusiasmados com novos aplicativos, com 70% dizendo que estão constantemente em busca de novos aplicativos. Se o seu mercado-alvo for o mercado com mais de 60 anos, repense se um aplicativo é uma boa ideia.

Qual é o objetivo?

Simplesmente construir um aplicativo não é a única etapa para colher os benefícios; uma estratégia orientada para objetivos é necessária para garantir o maior retorno sobre o investimento.

Decidir os principais objetivos de um aplicativo, seja encontrar novos clientes, aumentar as visitas repetidas ou aumentar o conhecimento da marca, informará o processo de construção do aplicativo.

Os concorrentes têm aplicativos?

Avaliar a concorrência é uma ótima maneira de entender melhor como um aplicativo pode beneficiar uma empresa. Estatísticas como o número de downloads e análises de usuários podem ser acessadas em lojas de aplicativos e podem ser uma maneira fácil de verificar a viabilidade.